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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m16d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m16d/2019/09.30.14.16
Última Atualização2019:09.30.14.16.16 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m16d/2019/09.30.14.16.16
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.20.09.07 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoCostaOmetNasc:2019:RoVeCo
TítuloRoteirização dos veículos de coleta de resíduos sólidos urbanos utilizando SIG
FormatoOn-line
Ano2019
Data de Acesso03 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho113 KiB
2. Contextualização
Autor1 Costa, Natan Ruan Machado da
2 Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud
3 Nascimento, Victor Fernandes
Grupo1
2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Endereço de e-Mail do Autor1 natan.ruan@ufrgs.br
2 jean.ometto@inpe.br
3 victor.nascimento@inpe.br
EditorSantos, Rafael Duarte Coelho Dos
Mattos, Ariane Frassoni Dos Santos De
Mello, Carina Barros
Queiroz, Gilberto Ribeiro De
Vasconcelos, Leandro Guarino De
Vieira, Luis Eduardo Antunes
Forti, Maria Cristina
Gatto, Rubens Cruz
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Localização do EventoSão José dos Campos
Data12-13 ago. 2019
Editora (Publisher)Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Cidade da EditoraSão José dos Campos
Título do LivroAnais
OrganizaçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Histórico (UTC)2019-09-30 15:00:12 :: simone -> administrator :: 2019
2020-01-06 12:48:42 :: administrator -> simone :: 2019
2020-05-13 19:58:17 :: simone -> administrator :: 2019
2022-07-08 20:09:07 :: administrator -> simone :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavecoleta de resíduos sólidos
SIG
ResumoA elevação do número da população mundial, nas últimas décadas, vem acarretando um aumento exorbitante na produção de resíduos sólidos urbanos (RSU). Em consequência, o processo de gerenciamento dos RSUs (serviços de coleta, transporte e destinação), que visa minimizar os impactos gerados no ambiente, tem gerado grandes custos aos cofres públicos. O objetivo desse trabalho é explorar o Network Analyst, uma das principais ferramentas dentro do Sistema de Informação Geográfico (SIG), usado para realizar a otimização de rotas e propor novas alternativas de percurso para os veículos coletores de RSU do município de Barra do Ribeiro, localizado no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados esperados são tanto reduzir os impactos causados no ambiente quanto minimizar os custos do transporte dos RSU. O óleo diesel, usado nos caminhões de coleta, é o combustível que mais tem colaborado para as emissões de gases do efeito estufa no Brasil, principalmente o dióxido de carbono. Além de ter um grande potencial poluente, o diesel tem encarecido bastante nos últimos anos, elevando os custos das prefeituras. Barra do Ribeiro, por exemplo, não recebe um orçamento suficiente para atender a demanda de serviços de limpeza urbana. Nesse contexto, a utilização dos SIGs na resolução de problemas de transporte de veículos tem se tornado cada vez mais importante. A roteirização, por exemplo, é um processo de definição de roteiros e itinerários marcados pela agilidade, eficiência e otimização a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos. Neste trabalho, foi utilizado o software ArcGIS para realizar a roteirização. O estudo baseou-se em determinar rotas ótimas para o veículo coletor de RSU do município de Barra do Ribeiro, através da ferramenta Vehicle Routing Problem (VRP). O passo inicial foi encontrar e baixar o shapefile da malha viária de Barra do Ribeiro (o download foi feito no banco de dados do site Open Street Maps dados de 2010 a 2019) e, em seguida, foram corrigidos os erros topológicos através do processo de vetorização para, posteriormente, poder executar a ferramenta VRP. A partir da criação do arquivo Network dataset, foram distribuídos pontos de visita ao longo das ruas e definido o local de partida e chegada dos caminhões para então calcular a melhor rota para a realização da coleta. A análise foi feita a partir da comparação de dois cenários com número distinto de pontos distribuídos (50 pontos e 100 pontos respectivamente). Para o primeiro cenário, o caminho percorrido foi de 71,9 km durante o tempo de 1h39min, enquanto que no segundo cenário o trajeto foi de 83,7 km e teve uma duração de 1h51min. Em relação ao custo em cada uma das situações supostas, considerando que o valor do litro do diesel é R$3,60, que um caminhão usual coletor de RSU consome 1 litro de combustível a cada 2,5 km percorridos e que para o município de estudo a coleta é feita três dias por semana, o valor total mensal no cenário 1 foi de R$ 1.449,98 e no cenário 2 de R$ 1.687,42. A principal diferença entre os dois cenários foi a cobertura das ruas: enquanto na primeira análise muitas ruas sequer foram visitadas na segunda houve a visita em praticamente todas as ruas do município, ou seja, quanto maior o número de pontos distribuídos maior é a cobertura das ruas. Em contrapartida, os custos com o combustível não aumentam, consideravelmente, com o número de pontos distribuídos, logo podem-se distribuir quantos pontos se achar necessário até que se obtenha a passagem do caminhão em todas as ruas desejadas. Assim, este estudo se mostrou eficiente e pronto para ser apresentado à prefeitura de Barra do Ribeiro como sugestão de melhora e aperfeiçoamento no recolhimento de RSU do município e, consequentemente, poderá diminuir tantos os custos econômicos quanto os impactos ambientais se adotado.
ÁreaCST
TipoCST
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Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2019 > Roteirização dos veículos...
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4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3U5UUS8
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Idiomapt
Arquivo Alvo2019 NATAN COSTA.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
rafael.santos@inpe.br
simone
Visibilidadeshown
Licença de Direitos Autoraisurlib.net/www/2012/11.12.15.19
Detentor dos Direitosoriginalauthor yes
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3T29H
8JMKD3MGPDW34P/478H8JH
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype volume
7. Controle da descrição
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